domingo, 6 de setembro de 2015

Crítica: "Show Me a Hero"

Show Me a Hero
Drama/História/Política
Data de exibição: 16/08/2015 (Episódios 01 e 02); 23/08/2015 (Episódios 03 e 04); 30/08/2015 (Episódios 05 e 06)
Canal de exibição: Home Box Office (HBO)
Direção: Paul Haggis

          Vou avisando já no primeiro parágrafo, "Show Me a Hero" não é um filme, mas uma série de televisão. Para ser mais específico, uma minissérie de 6 episódios, totalizando algo em torno de 5 horas e meia de duração. Se não é um filme então por que estou escrevendo uma crítica sobre a série aqui no História em 35mm? Eu particularmente nunca acreditei muito na possibilidade de se falar satisfatoriamente sobre uma temporada inteira de uma série em apenas um texto. Porém, a única coisa que classifica "Show Me a Hero" como uma série de TV é... ter sido exibida semanalmente na HBO. Analisando todos os outros aspectos, poster, trailer, direção, elenco, sinopse, etc., temos a impressão de que o projeto estará em breve fazendo sua estréia nos cinemas. Então, afinal, por que foi exibido na televisão?

          Provavelmente há também uma série de motivos de bastidores, mas o que fica como resposta quando se assiste "Show Me a Hero" é que o roteiro foi filmado em formato de minissérie para ter mais tempo de exibição, mais espaço para desenvolver sua narrativa. E tendo assistido a história até o fim, tenho a certeza de que esta foi uma decisão acertada dos produtores. Adaptação de um livro baseado em fatos reais, "Show Me a Hero" aborda inúmeros ângulos e aspectos de uma mesma história, que é majoritariamente uma sobre política. Todos os personagens e acontecimentos introduzidos pela narrativa giram em torno de um único acontecimento e seus desenvolvimentos: uma ordem de um juiz federal impõe a construção de moradias baratas (affordable houses) em meio a uma região de classe média da cidade de Yonkers, Nova York. Portanto, integrar pessoas de baixa condição socio-econômica em regiões mais favorecidas. De maneira nada surpreendente, a rejeição dos moradores à construção de tais moradias é enorme, levando a uma grande comoção na cidade, que ao longo de 5 anos quase leva a cidade a falência, derruba e ascende figuras na cena política, elege um prefeito e lhe custa a derrota nas reeleições.
           Porém, e isso é um dos grandes trunfos da série, não acompanhamos apenas o jogo político das pessoas responsáveis pela administração da cidade, mas também assistimos ao drama de várias pessoas que o programa visa beneficiar. Como eu havia dito anteriormente, no final tudo se conecta ao redor da construção das casas. É impressionante o quanto cada ponta de "Show Me a Hero" vai sendo amarrada no decorrer dos 6 episódios e nenhuma subtrama é criada sem cumprir um propósito claro no panorama geral. Isso me dá a impressão ainda maior de que a minissérie é um filme que acabou ficando longo e monótono demais para ser visto de uma vez só, sendo assim dividido em 6 partes. Por conta disso, não recomendo que se tente assistir todos os episódios de uma vez só, como se fosse um filme, mas que se siga a maneira utilizada pela HBO para exibi-los, dois episódios de cada vez.
            A produção de "Show Me a Hero" é outro aspecto que lhe dá uma incrível qualidade cinematográfica. Muito se falou nos últimos anos que as séries de televisão norte-americanas tem se aproximado cada vez mais da qualidade de produções cinematográficas, tanto no aspecto narrativo quanto de produção. Isso fica ainda mais evidente no caso aqui apresentado, por conta do menor número de episódios. Além de contar com o premiado diretor Paul Haggis ("Crash: No Limite" (2004)) dirigindo todos os episódios, "Show me a Hero" conta com um ótimo trabalho de maquiagem e figurino, fazendo com que os protagonistas da série se pareçam muito com as pessoas nos quais foram inspirados e competentemente colocando os eventos narrados dentro do período em que aconteceram, final dos anos 80 e início dos anos 90 nos Estados Unidos. O elenco é outro aspecto que merece grande destaque, por conta da presença de vários importantes nomes do cinema, como Alfred Molina, Winona Ryder e Catherine Keener. Logo no primeiro episódio fui surpreendido pela muito bem-vinda presença de John Belushi, que faz uma pequena participação como o prefeito Angelo Martinelli.
      Além dos nomes já citados, há ainda a presença de Oscar Isaac, um excelente e versátil ator, que certamente muito em breve receberá sua primeira indicação para os Academy Awards (ele já foi injustamente deixado de fora em 2014, por "Inside Llewyn Davis"). Em "Show Me a Hero" Isaac faz um trabalho excepcional como o protagonista da série, Nick Wasicsko. Com uma presença carismática e magnética, Isaac consegue facilmente ser o protagonista que a série precisa, nos conduzindo a cada momento da caótica Yonkers. Sua performance é uma daquelas que esconde o ator por trás do personagem, criando uma voz, sotaque e um jeito que associamos a Nick Wasicsko, não a Isaac. Com tantos elementos positivos, não será surpresa nenhuma ver "Show Me a Hero" recebendo várias indicações em importantes premiações para séries de TV. É tarefa muito difícil encontrar pontos negativos na série e os que existem são insignificantes em comparação aos acertos. Não vejo razão alguma para não recomendar "Show Me a Hero", uma das melhores minisséries que já assisti e mais uma prova da crescente qualidade das séries de televisão dos Estados Unidos.








Excelente

Por Obi-Wan

Nenhum comentário:

Postar um comentário