domingo, 15 de maio de 2016

Não Viu? Eu Recomendo! - "After Hours"

Depois de Horas
(After Hours)
Comédia/Drama
Direção: Martin Scorsese

Por Obi-Wan


          "After Hours" (1985) é certamente um dos filmes menos conhecidos e mais subestimados da brilhante carreira de Martin Scorsese. Fruto da tese de doutorado de Joseph Minion na escola de cinema de Columbia, o roteiro de "After Hours" acompanha seu personagem principal, Paul Hackett um típico nova-iorquino preso em um emprego chato, que atravessa a cidade de Nova York depois das 11 e meia da noite após uma breve conversa com uma jovem em uma cafeteria perto de seu trabalho. Paul liga para a moça, Marcy, que o convida para ir até o loft de sua amiga artista no centro da cidade. Paul, provavelmente influenciado pela decepção quanto a monotonia de seu dia-a-dia, sai de sua casa em busca de algo diferente. E certamente o encontra.
         Em sua curta duração, de aproximadamente 97 minutos, "After Hours" é um filme extremamente imprevisível, com um roteiro muito bem amarrado e que se desenrola aos poucos, montando uma imagem maior sobre a personalidade de Paul e a situação na qual ele se meteu. De maneira simples e direta, "After Hours" explora a paranoia e os medos de quem vive em uma grande cidade como Nova York, bem como as infinitas possibilidades que qualquer um pode se deparar ao andar a noite pelas ruas de uma cidade tão movimentada, de certa forma seguindo a ideia da "Lei de Murphy": o que pode acontecer, vai acontecer. 
           O genial Martin Scorsese acha aqui um tom e uma estética perfeita para o filme, no que ele mesmo chamou de uma paródia do estilo de Alfred Hitchcock, utilizando-se de várias técnicas de filmagem para potencializar as principais temáticas trazidas pela trama. Utilizando-me de uma referência mais moderna, "After Hours" é em muitos aspectos semelhante a um episódio estendido da famosa série de TV "How I Met Your Mother", e tenho certeza inclusive de que os produtores da série utilizaram o filme de 85 como uma de suas principais fontes de inspiração. De qualquer modo, "After Hours" é um excelente filme e o recomendo não apenas para os fãs da série, mas para qualquer um em busca de um filme curto, simples e direto, mas que com ótimas atuações, uma inspirada direção e um excelente roteiro é capaz de manter qualquer um tentando apreensivamente adivinhar o que virá a seguir.




Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário