sexta-feira, 6 de maio de 2016

Não Viu? Eu Recomendo! - "Oldboy"

Oldboy
Drama/Mistério/Thriller
Direção: Chan-wook Park
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Obi-Wan


          "Oldboy" é o segundo filme da "trilogia da vingança" do diretor sul-coreano Chan-wook Park. Vencedor do prêmio do júri no festival de Cannes em 2004, o filme desde essa época gerou muita controvérsia entre os críticos: havia aqueles que o consideravam uma inovadora obra-prima do cinema coreano, mas também aqueles que o viam como um filme com muito estilo e pirotecnia para pouca substância. Certamente as controvérsias que envolveram a exibição do longa no festival o ajudaram a entrar no terreno mais mainstream do público de cinema. Atualmente, "Oldboy" é um grande clássico cult que dispõe de enorme apreciação dentre o público, figurando dentre os filmes mais conhecidos do cinema asiático e do sub-gênero dos filmes de vingança.       
        Como já deve ter ficado claro no parágrafo acima, "Oldboy" não é um filme para todos os públicos e gostos, pertencendo mais ao terreno do "ame ou odeie". Digo isso não somente por causa da violência, que é uma constante tanto em câmera quanto fora dela, mas pelo estilo visual e narrativo muito particular do filme de Chan-wook Park. Desde o começo (provavelmente de maneira proposital) "Oldboy" causa grande estranhamento, por ser aquele tipo de filme que simplesmente joga o público em meio a sua trama sem nenhum cuidado de aos poucos introduzi-lo à história. É como se acordássemos junto com Dae-su Oh dentro do quarto onde foi mantido preso por 15 anos e partilhássemos de sua profunda desorientação e confusão cognitiva. Da mesma forma, quando ele é libertado somos convidados à acompanhar o personagem em sua nada convencional jornada em busca de vingança e sobretudo, da verdade.
         Gostando ou não do filme, é inegável que "Oldboy" é uma experiência única. O estilo visual criado por Chan-wook Park já é por si só algo extremamente marcante, exemplo máximo disso sendo a incrível sequência de ação filmada em um só take com a visão horizontal de um corredor. Porém, o que realmente permanece por mais tempo na memória após assistir "Oldboy" é a maneira intrigante e nada convencional do desenrolar de sua narrativa, abordando temas pesados e complexos, em uma espécie de jornada de descoberta do personagem principal após tudo o que lhe aconteceu nos últimos 15 anos. É impossível não se sentir absorvido pela incrível história de vingança do filme, que vai se desenrolando em subsequentes camadas ao longo da narrativa, até um excelente final que confirma "Oldboy" como um filme marcante na memória de quem assiste e na cultura do cinema em geral.



Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário