sábado, 6 de agosto de 2016

Não viu? Eu recomendo! - "The Thing" ("O Enigma de Outro Mundo")

O Enigma de Outro Mundo
(The Thing)
Horror/Sci-fi
Direção: John Carpenter
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Obi-Wan


       Lançado exatamente no mesmo dia que "Blade Runner, O Caçador de Androides" (1982), "The Thing" seguiu o mesmo caminho que o filme de Ridley Scott: ambos os filmes fracassaram na bilheteria e forma recebidos de maneira morna pela crítica especializada, porém tornaram-se clássicos cult da ficção-científica ao longo dos anos. John Carpenter vê "The Thing" como o seu preferido dentre todos os  filmes que dirigiu, e certamente grande parte do público concorda com ele. A trama se passa na Antártica e acompanha um grupo de pesquisadores de uma base norte-americana da região que se deparam com um ser extra-terrestre que é capaz de "assimilar" seres vivos e assumir sua forma.

      É partindo dessa premissa (baseada no conto "Who Goes There? John W. Campbell) que John Carpenter extrai uma mistura perfeita entre sci-fi e thriller. Partindo de uma estrutura muito semelhante a de "Alien, O Oitavo Passageiro" (1979), contando com homens confinados em um determinado espaço tentando fugir de uma ameaça extraterrestre, "The Thing" aproveita a característica de imitador do ser alienígena para elaborar seu traço mais original. A dúvida sobre quem está ou não contaminado dá origem a um excepcional thriller psicológico, que esconde a identidade do alienígena tanto para o público quanto para os demais personagens. As grandes interpretações do elenco, aliadas ao ótimo roteiro são responsáveis por render momentos da mais pura tensão, com soluções muito inteligentes para as situações que vão surgindo conforme a trama progride.

          "The Thing" foi também absolutamente inovador em seu aspecto visual. Além de contar com uma excelente direção do grande John Carpenter e um design de produção extremamente competente, "The Thing" contém alguns dos melhores efeitos práticos já vistos na história do cinema. Evitando a técnica do stop motion, muito disseminada no início da década de 80, a equipe de produção do filme construiu algumas das criaturas mais assustadoras já vistas, utilizando-se inclusive de órgãos reais de animais para elaborar os modelos. Todos estes elementos que funcionam de maneira competente isoladamente se unem para compor um dos sci-fi mais brilhantes de todos os tempos, um verdadeiro clássico dos anos 80 que vai te deixar querendo uma reexibição logo após tê-lo assistido pela primeira vez.



Han e Obi- Wan recomendam!

Um comentário:

  1. http://republicadomedo.com.br/enigma-de-outro-mundo/

    Ótimo podcast sobre haha

    ResponderExcluir