sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Não Viu? Eu Recomendo! - "Un Poquito de Tanta Verdad"

Un Poquito de Tanta Verdad
Documentário
Direção: Jill Friedberg
Disponibilidade: YouTube

Por Obi-Wan


         "Un Poquito de Tanta Verdad" é um documentário mexicano de 2007 que se propõe a narrar os acontecimentos desenrolados na cidade de Oaxaca durante o segundo semestre de 2006. Toda a sucessão de eventos começou com uma greve de professores que teve início em junho de tal ano. Tal movimentação da categoria magisterial levou a uma forte repressão por parte da polícia comandada pelo questionado governador Ulises Ruiz Ortiz, tendo como consequência uma grande rebelião popular composta por uma série de manifestações pacíficas por toda a cidade que tinham como principal objetivo a deposição do governador em resposta a sua atitude de opressão frente ao movimento dos professores.

            Como indicado pelo poster, um dos pontos-chave de "Un Poquito de Tanta Verdad" é a discussão das mídias e da disseminação de informação como elemento fundamental para a conscientização popular. É diversas vezes destacado no documentário a importância das rádios criadas e conduzidas pelo movimento popular, a Rádio Plantón e a Rádio Universidad, na divulgação de informações e no relato dos acontecimentos, oferecendo uma alternativa à versão oficial veiculada pela mídia televisa aliada do Estado. Relatar os acontecimentos de 2006 a partir da visão popular é o principal propósito deste filme e também o porquê de ser tão importante para o momento que vivemos no Brasil. "Un Poquito de Tanta Verdad" mostra de maneira muito eficiente a grande importância do convencimento da população na luta diária da classe de professores por melhores condições de trabalho. Sem apoio popular, a greve e manifestação magisterial teria sido provavelmente esmagada pela força do Estado. Porém, a marginalização e o descaso por parte da força pública enfrentados pela população de Oaxaca levaram à união de grande parte da população ao movimento iniciado pelos professores, levando a uma das maiores manifestações populares da história mexicana recente.
          Muito bem montado e editado, o filme de Jill Friedberg preenche seus 90 minutos de duração com uma série de fragmentos de narrativas constituídas sobre os eventos que se propõe a narrar. A multiplicidade nas formas escolhidas para a composição do documentário, como por exemplo uma narração muito pontual e precisa, entrevistas e trechos de transmissões midiáticas, seve para dinamizar a narrativa e torná-la mais atraente aos olhos do público, que acaba por se envolver diretamente com aquela história contada do ponto de vista de seus participantes. Sentimos grande empatia pela população de Oaxaca e por sua luta contra tudo aquilo que os oprime e relega à marginalização, sendo impossível não pensarmos em nossa própria realidade como decorrência disso. Ao unir história e cinema em uma narrativa concisa, o documentário fala sobre um dos importantes momentos de um movimento que é conduzido diariamente em todo o mundo por aqueles que lutam por melhores condições de vida, e é justamente este o principal motivo pelo qual devemos todos ter este contato com "Un Poquito de Tanta Verdad". 


O documentário está disponível na integra no YouTube:




Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário