sexta-feira, 29 de julho de 2016

Crítica: "Batman - A Piada Mortal"

Batman - A Piada Mortal
(Batman - The Killing Joke)
Animação/Ação
Data de Estreia no Brasil: 25/07/2016
Direção: Sam Liu

Adaptar uma obra famosa e adorada fervorosamente por milhares de fãs é sempre uma tarefa difícil. O roteirista fica encarregado de não só transpor a essência da obra original com fidelidade, mas também lhe cabe a tarefa de adaptar a linguagem, de se fazer valer a transposição para o cinema sem soar meramente como uma cópia desnecessária do material fonte. Sendo assim, a categoria de "melhor roteiro adaptado" presente em tantas premiações do cinema já trás justamente em seu nome o ponto principal de uma adaptação: não deveria se estar julgando quem adaptou melhor um livro, por exemplo, para um roteiro de cinema, mas sim o melhor roteiro de cinema (em questões de coerência, estrutura, fluidez, etc...) que se originou de uma outra obra.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Crítica: "Jason Bourne"

Jason Bourne
Data de Estreia no Brasil: 28/07/2016
Direção: Paul Greengrass
Distribuição: Universal Pictures


       Lançado há 14 anos atrás, "A Identidade Bourne" (2002) foi um enorme divisor de águas em se tratando do gênero de filmes de espionagem. Este que, desde os clássicos filmes de James Bond dos anos 1960, sempre havia sido marcado pela elegância e carisma do personagem principal e história imersa em um forte subtexto de Guerra Fria, mudou completamente a partir de Bourne. A polêmica escalação de Matt Damon como protagonista já dava indícios de que este seria um filme completamente diferente. Com um protagonista muito mais sisudo e uma ação que apostava em brutalidade e realismo em detrimento do estilo, a trilogia Bourne cativou o público com sequências incrivelmente bem filmadas e coreografadas, um interessante mistério envolvendo a origem e identidade do protagonista e, principalmente, o senso de originalidade latente que trazia para o gênero. É exatamente isso o que falta para o filme sobre o qual falo agora.

sábado, 23 de julho de 2016

Crítica: "A Incrível Jornada de Jacqueline"

A Incrível Jornada de Jacqueline
(La Vache)
Data de Estreia no Brasil: 28/07/2016
Direção: Mohamed Hamidi
Distribuição: Paris Filmes


         Sim, a premissa de "A Incrível Jornada de Jacqueline" é exatamente o que o poster indica: a história de um homem e sua vaca. Fatah, protagonista do filme, é um camponês de um pequeno vilarejo na Argélia. Em mais um dia de sua rotina de cuidar da plantação de sua família e vender o que produzem no mercado local, Fatah recebe uma surpreendente carta do comitê organizador de uma feira de agricultura na França informando-o de que sua vaca Jacqueline foi convidada a participar do concurso. Junto com o convite, é concedido a Fatah a documentação necessária para que ele e Jacqueline possam adentrar o território francês. Fatah consegue o dinheiro necessário somente para a passagem, então desembarca em Marselha e inicia sua jornada para chegar até Paris. A pé. Com sua vaca.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Crítica: "Dois Caras Legais" (The Nice Guys)



           Nossa crítica em vídeo sobre "Dois Caras Legais" (The Nice Guys), certamente um dos melhores e mais divertidos filmes de 2016 até o momento. O filme estreia no Brasil no dia 28/07 e é dirigido por Shane Black. Confira a crítica:


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Crítica: "Life - Um Retrato de James Dean"

Life - Um Retrato de James Dean
(Life)
Drama
Data de Estreia no Brasil: 21/07/2016
Direção: Anton Corbijn
Distribuição: Paris Filmes



James Dean é um dos maiores ícones da história do cinema. Com apenas três filmes em seu currículo como protagonista (três clássicos: Vidas Amargas, Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade), Dean se tornou a personificação das angustias rebeldes de uma geração inteira não só por seus papeis e atuações memoráveis, mas também por ter estabelecido a sua imagem melancólica e desordeira tão características no ensaio fotográfico que fez com Dennis Stock para a revista Life de 1955. Este turbilhão emocional icônico, de uma personalidade complexa, é o centro desta obra "Life - Um Retrato de James Dean", a qual foca-se justamente no trabalho árduo de Stock para para criar o retrato emblemático de um talentoso artista com um fim trágico e prematuro.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Crítica: "A Lenda de Tarzan"

A Lenda de Tarzan
(The Legend of Tarzan)
Data de Estreia no Brasil: 21/07/2016
Direção: David Yates
Distribuição: Warner Bros.


         Baseado na clássica história de Edgar Rice Burroughs, "A Lenda de Tarzan" é um filme em live action que tenta se distanciar da clássica animação da Disney, buscando por uma visão mais "realista" sobre a história do personagem. A trama acompanha um Tarzan vivendo no castelo de sua família em Londres, sob o nome aristocrático John Clayton III. Tarzan é convencido por George Washington Williams, um americano enviado em missão diplomática à Inglaterra, a viajar até o Congo para investigar denúncias de escravização da população local por parte dos belgas à serviço do Rei Leopoldo, proclamado desde 1884 protetor da região. Dessa forma, 8 anos depois de partirem em direção a Inglaterra, Jane e Tarzan retornam à África, onde caem em meio a tramas de conspiração envolvendo o rei belga e seu emissário, Leon Rom.

Crítica: "Caça-Fantasmas" (2016)



        Como já havíamos comentado em nosso vídeo sobre os maiores lançamentos para 2016, o remake da franquia Caça-Fantasmas vem há muito tempo gerando polêmica na internet por conta de sua corajosa decisão de fazer uma reedição do clássico grupo com um elenco todo feminino. Falamos sobre isso e sobre o filme em si no vídeo que você confere abaixo:



Leia também a crítica escrita por Han Solo no República do Medo: http://republicadomedo.com.br/caca-fantasmas/

domingo, 10 de julho de 2016

O Cinema no 1º Semestre de 2016 (vídeo)



     Jovens padawans, demorou, mas estamos de volta ao youtube! Como primeiro vídeo do segundo semestre do ano, fazemos uma breve análise dos lançamentos de 2016 até o momento. Deixo o vídeo abaixo e o link para as críticas citadas. Obrigado e que a Força esteja com vocês.


quinta-feira, 7 de julho de 2016

Crítica: "Midnight Special"

Destino Especial
(Midnight Special)
Data de Estreia no Brasil: sem previsão
Direção: Jeff Nichols
Distribuição: Warner Bros.


        Primeiro filme de estúdio do diretor Jeff Nichols, reconhecido por suas produções independentes, "Midnight Special" é em inúmeros sentidos uma espécie de híbrido entre um indie movie e um blockbuster. O filme conta a história de Alton, um garoto de oito anos que possui habilidades paranormais que ninguém consegue explicar, como por exemplo interceptar ondas de rádio e satélite. Alton e seu pai, Roy Tomlin, fogem do Rancho, uma comunidade de extremistas religiosos que acreditam que Alton seja sua esperança de salvação para o "dia do julgamento" que está próximo. Roy e Alton recrutam Lucas, um policial amigo de infância de Roy, na tentativa de fugir de dois membros do Rancho e do FBI para chegar a um lugar determinado por coordenadas traçadas por Alton.

Crítica: "Porta dos Fundos - Contrato Vitalício"

Porta dos Fundos - Contrato Vitalício
Comédia
Data de Estreia no Brasil: 30/06/2016
Direção: Ian SBF
Distribuidora: Paris Filmes

Em certa medida, "Contrato Vitalício" demonstra que o grupo de humor Porta Dos Fundos sabe e tem potencial para fazer cinema, já que o longa se mostra uma obra coesa em sua estrutura e que sabe sim gerar o riso - ainda que se renda a piadas óbvias e escatológicas de vez em quando. Mas já que nesse filme eles mostraram um pouco do que sabem fazer, é hora de produzirem um filme melhor com tudo o que eles podem fazer. Pois se "contrato Vitalício" se mostra eficaz em alguns momentos, fica sempre a impressão de que este não é o máximo que o grupo famoso da internet pode entregar no quesito inventividade e originalidade. O filme é permeado pelo sentimento de que o "Porta" se esforçou tanto para mostrar que poderia construir uma obra longa (diferente de suas esquetes do youtube) que acabou se auto-sabotando ao se prender demais numa estrutura extremamente convencional.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Crítica: "Julieta"

Julieta
Data de Estreia no Brasil: 07/07/2016
Direção: Pedro Almodóvar
Distribuição: Sony Pictures Classics


     Novo filme do famoso diretor Pedro Almodóvar, Julieta contém algumas de suas melhores características como diretor, mas também algumas de suas piores como roteirista. O filme acompanha a personagem principal, que lhe dá seu título, em uma rememoração dos últimos anos de sua vida, enquanto ela alenta a esperança de encontrar sua filha Antía, a quem não vê há mais de doze anos. O grande motor da narrativa é o sentimento de descoberta. Encontramos uma Julieta alegre, aparentemente resoluta e pronta para dar um novo rumo para sua vida com uma mudança para Portugal. Porém, um encontro com uma amiga de infância de sua filha faz com que ela desenterre todos os sentimentos que havia se esforçado para suprimir, levando-a a retraçar a trajetória que a levou ao ponto que se encontra em sua vida.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Crítica: "Procurando Dory"

Procurando Dory
(Finding Dory)
Animação/Comédia
Estreia no Brasil: 30 de Junho de 2016
Distribuição: Disney/Buena Vista
Direção: Andrew Stanton

Se você é fã de "Procurando Nemo" (ou faz parte do público alvo desta sequencia) é quase certo que gostará do mais novo longa da Pixar, afinal "Procurando Dory" é uma obra que de forma alguma inova e parece a todo momento apelar para as emoções nostálgicas referentes ao primeiro filme, mas isso não a impede de ser profundamente tocante, muito divertida e uma verdadeira maravilha técnica de animação. É óbvio que ao longo do caminho é fácil de perceber como que, aqui e ali, rostos conhecidos de personagens queridos surgem meramente como um "fan service" desnecessário à história, mas que inevitavelmente deixarão um leve sorriso no seu rosto como se tivesse acabado de ouvir a mesma velha piada de um grande amigo de outros tempos.