segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Crítica: "Elle"

Elle
Suspense/Drama
Data de Estreia no Brasil: 17/11/2016
Direção: Paul Verhoeven
Distribuidora: Sony Pictures


         O fim de uma cena de estupro... É assim que “Elle” decide começar sua trama de suspense, com um ato vil de violência se encerrando assim que o espectador acabou de se sentar para acompanhar a projeção. Contando com uma protagonista com altos graus de sociopatia e que parece a todo momento travar duelos verbais com todos a sua volta, o novo longa de Verhoeven é um suspense que se equilibra no estudo de personagem, já que ao ser violentada Michelle (Isabelle Huppert) decide não recorrer a polícia e retomar sua rotina imediatamente, enquanto o seu agressor parece retornar para fazer terror psicológico com sua vítima... É fácil perceber que o longa não é fácil de ser assistido.

Porém a sua eficácia se deve a complexidade de sua personagem, Michelle Leblanc (Isabelle Huppert) uma mulher com características difíceis de gerar empatia para com o público (na verdade, ela é um indivíduo desprezível), transformando pequenos diálogos do dia-a-dia em verdadeiras quedas de braço na qual procura estabelecer sua relação de poder sobre outros. Trabalhando em uma empresa de vídeo games, cujo conteúdo gráfico de violência e misoginia é apenas um reflexo dos temas do filme, Michelle não pensa duas vezes antes de humilhar um colega de trabalho que se mostra insubordinado, ao mesmo tempo que sua língua afiada não perdoa nem mesmo sua própria mãe. A personagem não consegue nem mesmo perdoar a imbecilidade do próprio filho, apresentando ao rapaz um sorriso que surge como mera formalidade, num misto de pena e vergonha alheia.
Caso fosse interpretada por uma atriz menos competente, Michelle certamente poderia se tornar uma criatura tão repulsiva por seus atos que a imersão do espectador poderia ser comprometida. Mas felizmente o papel caiu nos braços de Isabelle Huppert que consegue esboçar tanto elegância e carisma em sua vilania, surgindo como uma atuação poderosa em sua minúcia e discrição. A personalidade da protagonista é tão complexa que é inevitável o choque e a compreensão de certas atitudes e pensamentos por parte dela, sendo o ápice de tal aspecto a relação que a protagonista desenvolve ao longo do filme com o estupro sofrido, algo que condiz completamente com a narrativa, ainda que haja uma necessidade de se problematizar tal perspectiva (o que farei COM SPOILERS ao final deste texto).
Aclamado como o filme de retorno do cineasta Holandês Paul Verhoeven, “Elle” conta com uma direção segura do veterano cineasta que consegue criar uma tensão crescente ao longo do filme (sem recorrer somente para uma investigação da identidade do estuprador ou querendo polemizar de forma gratuita), ao mesmo tempo em que estabelece momentos surpreendentes de humor que surgem como uma grata surpresa pelo conteúdo pesado e denso do filme – e talvez a graça seja potencializada justamente por um riso nervoso do espectador frente a situações presenciadas.
Além disso, a direção de arte faz um trabalho contido, porém certeiro ao compor a casa da protagonista como um ambiente frio e extremamente organizado, no que remete diretamente a obsessão por controle da proprietária. Ainda, é excepcional notar como o figurino parece saber como estabelecer bem as cores das roupas usadas por Michelle de acordo com os acontecimentos em vigência: como o vestido vermelho que a personagem usa na festa de natal e que pontua suas reais intenções de seduzir uma pessoa, ou o moletom cinza que ela utiliza para passar um ar de indiferença frente a violência sofrida por ela (e que ecoa maravilhosamente bem no ar pragmático que Huppert imprime em cena). A junção perfeita de tais qualidades pode ser refletida ainda no figurino de tons amarelos de um personagem e que encontra uma rima visual de sua coloração ao final do filme com uma parede sendo pintada de amarelo – e que gera questionamentos intrigantes quanto ao seu significado.
A junção de todos estes elementos pode por vezes soar levemente desajeitada em conciliar o estudo de personagem com o thriller principal, já que a estrutura do roteiro se alterna em longos momentos que desenvolvem um destes pontos e depois o outro (havendo assim pouca fluidez entre determinados “episódios” retratados pelo filme). Ainda, o seguimento envolvendo o passado da protagonista com o pai soa enfadonho por uma resolução pouco inspirada (o mesmo pode ser dito quanto ao relacionamento com sua mãe), mesmo que tal relacionamento com o passado possa funcionar como um comentário sobre o horror da violência suburbana. Da mesma forma, a capacidade do longa de discutir a relação entre jovialidade, sexo e poder é algo que amplia e muito a psique da Michelle que possui um instinto auto-destrutivo palpável, o que a coloca como uma das personagens mais emblemáticas dos últimos anos – e Isabelle Huppert com uma das atuações mais impressionantes de 2016.

(Dedico estas próximas linhas para discutir brevemente alguns aspectos de “Elle” que vêm gerando muito debate, então aviso: SPOILERS A FRENTE)

O impulso auto-destrutivo que apontei no último parágrafo e a clara sociopatia que pontuei no primeiro acabam por emergir na forma com que a protagonista parece desenvolver um caráter masoquista em relação ao seu estupro, já que Michelle parece demonstrar certa excitação por parte do ocorrido assim que descobre que o seu agressor é na realidade seu vizinho, um potencial “affair”. Isto, aliás, é um ponto importante para que percebamos a extensão de sua sociopatia para seu próprio corpo, o que reflete o estado controverso em que a mente da protagonista se encontra ao estabelecer a relação de atração com aquele sujeito com um visível transtorno mental (outro elemento problemático). Em outras palavras, o ocorrido se conecta de maneira perfeita a narrativa.
Contudo, “Elle” é uma obra escrita, dirigida, produzida e adaptada por homens (de um livro original de Phillipe Dijan) o que depõe para problematizar o caráter fetichista da projeção. Entenda: por mais que faça sentido para a construção da personagem, tal ato reflete um pensamento masculino proveniente da cultura do estupro, sendo uma construção problemática advinda da imaginação e criatividade de um homem – com direito até a uma relação entre o estuprador e problemas psiquiátricos (algo que fica claro com a fala final de sua esposa, que aponta para a consciência desta frente aos atos do marido). Tal perspectiva não torna o filme menos impactante ou menos eficiente (na verdade, pode-se até dizer que é o contrário), mas é importante debater hoje e sempre tais elementos para que o fetichismo de tal violência não aflore de forma (ainda mais) banalizada no cinema.





Por Han Solo
Ótimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário