terça-feira, 30 de dezembro de 2014

As 15 maiores expectativas para 2015

Por Obi-Wan

15 - O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genesys)



Data de Estreia no Brasil: 02 de Julho de 2015
Direção: Alan Taylor  
Distribuidora: Paramount Pictures


        Após dois excelentes filmes e duas decepções, 2015 verá mais uma tentativa de recomeço para a franquia do Exterminador do Futuro. Se o terceiro filme, lançado 12 anos após "O Exterminador do Futuro 2" (1991), não agradou ninguém, "O Exterminador do Futuro - A Salvação" (2009) conseguiu se sair ainda pior. Baseando-se nesse retrospecto nada favorável, mas principalmente no material oficial que saiu sobre o filme até agora (principalmente aquelas ridículas primeiras fotos), já me considero extremamente feliz se "O Exterminador do Futuro: Gênesis" não for péssimo. Porém, é de Exterminador do Futuro que estamos falando, sendo o filme bom ou ruim, todos assistiremos.




14 - "O Destino de Júpiter" (Jupiter Ascending)



Data de Estreia no Brasil: 05 de Fevereiro de 2015
Direção: Andy e Lana Wachowski
Distribuidora: Warner Bros
.
       Honestamente, eu não sei mais o que esperar dos irmãos Wachowski. Após o total fracasso de "Matrix Revolutions" (2003) seus outros dois filmes como diretores, "Speed Racer" (2008) e "A Viagem" (2012) dividiram opiniões. Eu particularmente não gosto nem um pouco do primeiro, mas admito que me surpreendi com o segundo. Por conta disso, vou dar um voto de confiança aos Wachowski e ao seu novo filme, "O Destino de Júpiter".





13 - "O Ano Mais Violento" (A Most Violent Year)



Data de Estreia no Brasil: 26 de Fevereiro de 2015
Direção: J. C. Chandor
Distribuidora: A24


        Confesso que baseio minhas expectativas para "O Ano Mais Violento" principalmente nas críticas positivas que o filme recebeu, decorrentes da sua estreia em alguns festivais de cinema. Além disso, o recente retrospecto positivo do diretor e, principalmente do elenco principal, aliados a um bom trailer, são o que me fazem aguardar "O Ano Mais Violento".






12 - "Selma" (Selma) 


 

Data de Estreia no Brasil: 25 de Janeiro de 2015
Direção: Ava DuVernay
Distribuidora: Paramount Pictures
  
        Nomeado à 4 Globos de Ouro, "Selma" é um dos filmes que chega como fortíssimo concorrente ao Oscar de Melhor Filme. Contando com a direção de uma mulher negra, algo por si só extraordinário, tratando-se de Hollywood, "Selma" foca-se em um tema de suma importância para a história recente dos Estados Unidos, e de todo o mundo, tratando da marcha pelos direitos civis liderada por Martin Luther King na cidade de Selma, Alabama.




11 - "O Jogo da Imitação" (The Imitation Game)



Data de Estreia no Brasil: 29 de Janeiro de 2015
Direção: Morten Tyldum
Distribuidora: The Weinstein Company


          "O Jogo da Imitação" conta a história de Alan Turing, o matemático inglês responsável por criar um computador responsável por fazer o que nenhum ser humano conseguiu durante a Segunda Guerra Mundial: decifrar o código Enigma, utilizado pelas forças alemãs. Porém, o que mais interessa sobre "O Jogo da Imitação" está em sua dualidade, apresentando uma visão sobre o homem público Alan Turing, mas também sobre a vida pessoal de tal personagem.




10 - "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (Foxcatcher)



Data de Estreia no Brasil: 29 de Janeiro de 2015
Direção: Bennet Miller
Distribuidora: Sony Pictures Classics


        Mais um filme que vem sendo extremamente comentado principalmente por causa de suas atuações, o que não é nenhuma surpresa, considerando-se o elenco composto por Mark Ruffalo, Channing Tatum (que parece ter aproveitado uma chance de ouro) e principalmente Steve Carrel, fazendo um papel dramático e atuando sob pesada maquiagem. "Foxcatcher" parece ser um daqueles filmes que tem o poder de perturbar quem o assiste, e isso é fantástico.




9 - "Whiplash: Em Busca da Perfeição" (Whiplash)



Data de Estreia no Brasil: 08 de Janeiro de 2015
Direção: Damien Chazelle
Distribuidora: Sony Pictures Classics


      Além de entrar como forte candidato para a disputa do Oscar de Melhor Filme, "Whiplash" nos dá a oportunidade de observar Miles Teller, o novo Reed Richards do reboot de Quarteto Fantástico. Além disso, temos a chance de observar J. K. Simmons (que todos lembram como o J. J. Jameson dos filmes do Homem-Aranha), um tremendo ator, em um papel de real destaque, que provavelmente lhe renderá uma indicação para melhor ator. Tendo dito isso, "Whiplash" parece ser um filme sensacional, com uma história extremamente envolvente.





8 -  "Vício Inerente" (Inherent Vice) 



Data de Estreia no Brasil: 19 de Fevereiro de 2015
Direção: Paul Thomas Anderson
Distribuidora: Warner Bros.


      Paul Thomas Anderson, a lenda que conseguiu arrancar uma ótima atuação de Adam Sandler (em "Embriagado de Amor" (2002)), além de ser o responsável por outros maravilhosos filmes, como "Boogie Nights" (1997) e "Sangue Negro" (2007). Impossível esperar algo menos do que excelente de "Vício Inerente", novo filme do diretor e que ainda conta com a presença de Joaquin Phoenix como protagonista.




7 - "O Coração do Mar" (In The Heart of the Sea)



Data de Estreia no Brasil: 19 de Março de 2015
Direção: Ron Howard
Distribuidora: Warner Bros.


       "O Coração do Mar" promete ser um épico de sobrevivência, no melhor estilo homem contra natureza. A premissa soa extremamente interessante, o poster do filme é sensacional e o trailer do filme também consegue nos deixar extremamente ansiosos para a nova parceria entre Ron Howard e Chris Hemsworth, responsáveis pelo altamente subestimado "Rush: No Limite da Emoção" (2013).




6 - "Homem Formiga" (Ant-Man)



Data de Estreia no Brasil: 16 de Julho de 2015
Direção: Peyton Reed
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures


       Estávamos todos imensamente ansiosos para ver a visão de Edgar Wright sobre o Homem-Formiga, um dos fundadores dos Vingadores nos quadrinhos. Esse era um projeto muito antigo de Wright e tenho certeza que o filme seria no mínimo ótimo. Infelizmente, o diretor acabou saindo do projeto, mas certamente a maioria de suas ideias será utilizada no projeto. Analisando o retrospecto do diretor original do projeto, assim como do novo contratado, Peyton Reed, percebemos que a ideia da Marvel é fazer um filme cômico, contribuindo para diversificar ainda mais a gama de filmes do estúdio. O filme ainda não teve nenhum trailer divulgados e só tivemos acesso a algumas imagens oficiais, e a imagens mostradas na comic-con, que estão presentes no teaser abaixo:






(Atualizado com o primeiro teaser trailer oficial):


 

5 - "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros" (Jurrasic World) 



Data de Estreia no Brasil: 11 de Junho de 2015
Direção: Colin Trevorrow
Distribuidora: Universal Pictures


       Certamente os dois últimos filmes sobre o parque dos dinossauros nos deixaram com uma péssima impressão. Porém, felizmente ela não será a última. Entendo o ceticismo gerado em torno do novo filme da franquia, "Jurassic World", porém devo dizer que achei extremamente interessante a ideia da Universal de fazer desse novo filme uma continuação, e não um reboot. Acredito que os novos filmes possam, com a abertura do parque ao público, explorar com ainda maior intensidade temas já importantes no filme original, como por exemplo a ideia da ganância incontrolável do homem, com a abertura do parque mesmo após os acontecimentos dos filmes anteriores. Além disso, o primeiro trailer é ótimo.




4 - "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" (Birdman)




Data de Estreia no Brasil: 22 de Janeiro de 2015
Direção: Alejandro González Iñárritu
Distribuidora: Fox Searchlight Pictures


       O trailer de "Birdman" foi, no bom sentido, uma das coisas mais malucas que vi em 2014. Por conta disso, não espero menos do filme em si, que recentemente recebeu 7 indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme e Melhor Atuação para as comentadíssimas performances de Michael Keaton e Emma Stone. Acho que a coisa mais interessante da premissa de "Birdman", que parte da ideia um ator da Broadway famoso por interpretar um herói no passado, Birdman, tentando retomar seus tempos de glória, algo extremamente semelhante a carreira do próprio Michael Keaton, que como todos lembramos, interpretou o Batman nos filmes de Tim Burton e não teve mais nenhum papel com o mesmo ou maior destaque. Mal posso esperar para ver o filme.




3 - "Vingadores: Era de Ultron" (Avengers: Age of Ultron) 


  

Data de Estreia no Brasil: 30 de Abril de 2015
Direção: Joss Whedon
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures

         Como se não bastasse o quão incrível foi o primeiro "Vingadores", a Marvel conseguiu a proeza de nos deixar ainda mais ansiosos para "Vingadores: Era de Ultron" lançando um dos melhores e mais assistidos trailers do ano. A ideia do novo filme é repetir tudo que funcionou tão bem no filme antecessor, adicionando à soma o que faltou ao filme anterior: a presença de um vilão realmente ameaçador. Somente a pequena parte que pudemos conferir da voz de Ultron no trailer já certamente serviu para marcar de forma contundente sua presença, deixando a todos com os pelos arrepiados.




2 - "Mad Max: A Estrada da Fúria" (Mad Max: Fury Road)


 Data de Estreia no Brasil: 22 de Maio de 2015
Direção: George Miller
Distribuidora: 


         Com um orçamento extremamente irrisório, o primeiro "Mad Max" (1979) foi um verdadeiro sucesso e, juntamente com suas sequências, foi o responsável por inspirar inúmeros filmes com a mesma temática pós-apocalíptica, como por exemplo "O Livro de Eli" (2010) e os filmes de Resident Evil. É sempre arriscado retomar uma franquia tanto tempo depois do lançamento do último filme ("Além da Cúpula do Trovão" foi lançado há 30 anos atrás), mesmo que a mente por trás do novo projeto seja a mesma responsável por criar o conceito original. Além disso, sucessivos atrasos na produção do filme e as várias refilmagens deixaram a todos muito céticos em relação a "Mad Max: A Estrada da Fúria". Porém, o primeiro trailer varreu todo esse ceticismo imediatamente, e o segundo apenas confirmou o que se tornou um dos filmes mais aguardados de 2015. (Ambos os trailers são tão bons, que abrirei uma exceção e postarei os dois.)


 




1 - "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens


Data de Estreia no Brasil: 17 de Dezembro de 2015
Direção: J. J. Abrams
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures


         Devo confessar que nunca houve uma disputa aqui. Apesar de estar extremamente ansioso para todos os filmes listados aqui, 2015 é o ano de estreia do novo Star Wars, e só isso já seria suficiente. Depois de 12 anos do lançamento de "A Vingança dos Sith" (2003) é finalmente chegada a hora de irmos de novo ao cinema por causa de Star Wars. Considero a escolha do diretor uma decisão extremamente acertada, uma vez que J. J. Abrams soube como ninguém manter a essência tradicional de Star Trek, ao mesmo tempo que conseguiu modernizá-lo para com muito sucesso apresentá-lo a uma nova geração (me incluo nesses novos fãs). Uma prova de tudo que disse até agora é que qualquer material oficial divulgado sobre o filme gera uma reação absurda dentre os nerds de todo o mundo, afinal, é de Star Wars que estamos falando. O já famoso teaser de 88 segundos divulgado há alguns meses atrás bateu inúmeros recordes de visualização (contribui com pelo menos 10 delas) e gerou incontáveis discussões. Isso só serve para mostrar a sempre persistente força mobilizadora da franquia, que certamente entregará, se não o melhor, certamente o maior filme de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário