terça-feira, 4 de outubro de 2016

Não viu? Eu recomendo! - "Senna"

Senna
(Senna - Beyond the Speed of Sound)
Direção: Asif Kapadia
Disponibilidade: Netflix/Online/Dowload


Por: Han Solo


“Senna, O Brasileiro, O Herói, O Campeão” é uma obra que sabe expor toda a complexidade de seu personagem biografado, se mostrando um thriller emocionante e intenso que conta a história de um jovem e talentoso piloto que infelizmente perdeu sua vida de forma precoce, fazendo justamente aquilo que mais amava no auge de sua carreira. Este longa de Asif Kapadia perpassa por todos os âmbitos de uma excelente obra cinematográfica de ficção, com apresentação de personagens, divisão clara de atos, com direito a clímax (conduzido por uma montagem lancinante) e ainda um antagonista que gera antipatia ao público, ainda que não seja uma figura plana.

Mas a questão é que “Senna” não é uma obra de ficção e muito menos uma cinebiografia com atores contratados, mas, sim, um documentário poderoso que sabe quando flertar com o drama, comédia e ação sempre ancorado numa abordagem que pinta um protagonista intrigante e de presença magnética. Sem procurar retratar um santo, mas buscando demonstrar a figura carismática e competitiva do lendário piloto Ayrton Senna, o filme de Kapadia se beneficia de um acervo abastado de imagens de arquivo, seja pelas câmeras dentro dos carros pilotados pelo brasileiro, vídeos caseiros da família ou mesmo entrevistas polêmicas, o espectador tem sempre um elemento novo que nos dá sempre novas perspectivas quanto ao nosso protagonista.
Assim, ao fim da projeção, temos a plena noção de que os “títulos” de “O Brasileiro, O Herói, O Campeão” não são meras palavras nostálgicas, já que o documentário faz questão de apresentar o contexto social do Brasil na época (fim de uma ditadura, pobreza crescente, inflação e o famigerado impeachment de Collor) para que a figura jovial e patriota de Senna virasse sinônimo de um ídolo para que a população depositasse seu carinho e atenção, frente à realidade dura do país. Sendo mesmo triste que a realidade não tenha deixado de se meter mais uma vez ao levar embora a vida daquele jovem garoto extremamente religioso e ao mesmo tempo perigoso em suas vitórias. Ayrton Senna morreu gênio da F1, herói nacional e ícone do esporte mundial, mas o documentário faz um trabalho tão bem feito em retratar aquele homem falho que a dor é ainda maior por pensarmos no que ele poderia ter sido como um homem comum.





Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário